twitter

 O fluxo do tempo é sempre cruel... Sua velocidade parece tão diferente para
 cada pessoa, mas ninguém pode mudar isso... Uma coisa que não muda com o tempo é uma memória de mais um novo dia... A fim de voltar aqui novamente, e desejar ler o que há de novo.

Eu inicio a matéria desse jeito...
[Digressão: Honestamente, estou surpreso que eu demorei tanto tempo para postar alguma coisa no blog. Ainda bem que eu finalmente consegui tempo para isso! Espero que vocês gostem de ler isso, meus leitores, porque eu estou muito feliz em ser capaz de trazer mais uma vez uma nova matéria para vocês. Por último, mas não menos importante, em 2011, decidi iniciar este novo blog! Agradeço aos leitores que primeiro apreciou meus posts, bem como os novos que, espero, vai encontrar o meu blog em 2013. Indo direto ao ponto, referente a essa matéria, observe, porém, que eu só ampliei algo que a maioria já conhece, nada mais]
 ...

"Eu valorizo muito o meu tempo para ler livros. Cada momento com esses "livros" sinto como se eu desperdiça-se o meu tempo. Quem gostaria de ler um livro assim? Eu não, porque simplesmente eu estou em um nível ainda mais elevado. Eu perderia tempo com futilidades? Não, não mesmo.”
 
     O texto que eu mostrei acima mostra que eu sou uma pessoa arrogante, que só quer demonstrar ao público um ar de escritor bom e jamais escreveria o que se segue acima. Mas essa não é a verdade. A verdade está na resposta desta pergunta: O que faz de uma pessoa um bom escritor?

     É o número que corresponde a idade do escritor? A qualidade de seus escritos? Grandes vendas? Temas, vocabulários abordados? A qualidade consistente? Popularidade? O tamanho da história?

     Difícil de encontrar algo bom, não é? Existe leitura no céu? Se for assim, eu poderia estar perdendo meu tempo aqui na Terra chafurdando em terras de fantasia para escapar da minha realidade atual. Quem não gostaria de fugir da realidade? As prateleiras de leitura significam coisas diferentes para pessoas diferentes.
 
     Para mim, o trabalho de um bom escritor em duas palavras: originalidade e maestria.

     A minha visão é mais ou menos assim: "Um bom escritor é aquele que vem para manter em suspense, e quando você deitar pra dormir, não vem o sono, porque você não desprendeu do livro. Agora, o grande escritor é aquele que você lembrará por meses ou mesmo anos após a leitura."

     Para outros, um bom escritor, creio eu, não existe. É o julgamento de cada leitor. Alguns não gostam de Tolkien. Pode-se dizer que este é um mau escritor. Mas o que dizer dos milhares de fãs que já leram e amava seus textos? Bem, é verdade que eu prefiro certos tipos de escrita: vocabulário correto, elegante e uma história agradável de ler. Mas até agora, alguns escritos me deu um monte de problemas (frases mal construídas, repetição em abundância, vocabulário familiar) teve um grande sucesso com os leitores.

     Talvez nós não possamos dar regras rígidas sobre o que faz um bom escritor. Ele gosta ou não gosta, no entanto, existem regras para evitar que ele seja um mau escritor, como o domínio da língua da gramática e, especialmente, o conhecimento de suas limitações. Porque quando uma história encontra-se desconexa, eu acho que não vai apelar para muitas pessoas.

     Admitir que às vezes gostamos de coisas que não prestam, que não são boas. Depois, é preciso é ter noção. Se aquilo é uma fraude eu posso classificar com uma nota baixa, o que não quer dizer que não tenha gostado. Percebem? Os livros valem por si, não pelas opiniões que se acumulam a eles. As opiniões passam e morrem, como as pessoas, os livros, os grandes livros, não. Por isso, Crepúsculo morrerá, é fácil de ver. Mas os clássicos continuam a viver. Porque são clássicos? Não! Eles são clássicos porque são bons, esse é que é o ponto. 

Uma exemplo de como isso ocorre conosco às vezes: Clique aqui

     Também, voltando ao assunto, um livro que pode ser interpretado de maneira diferente por cada pessoa, e até pela mesma pessoa se lido em fases ou com disposições diferentes. É impossível escolher um livro por uma opinião qualitativa a não ser que esteja expresso o público-alvo que esta pretende agradar. Não quero com isto desvalorizar qualquer tipo de opinião, pelo contrário: Boa literatura e má literatura. É tudo relativo, cada um gosta do que gosta e ninguém tem nada a ver com isso. Não é por gostarmos dos clássicos que somos melhores pessoas, ou que somos mais "credíveis". É partilhar as minhas leituras e dizer "gostei deste livro por causa disto; não gostei deste por causa daquilo."

     Para alguns, literatura é: "Os livros são escritos por uma pessoa para um determinado grupo de pessoas que gostem.”

     Em minha opinião, nada que já tenha sido apressado tem sido tão bom como poderia ter sido se você tivesse tomado o seu tempo. Paciência. Os autores famosos deviam lançar livros sim, mas se dedicando neles, não querendo apenas vender. É um desleixo, pelo menos, eu acho que sim.

     Se não gostar de um livro profundo, na verdade, é até natural para entender melhor as coisas quando você é mais velho (uma lição para que cada um de nós não julgue um livro). Este será um grande livro no futuro, e eu tenho certeza que você vai gostar muito quando chegar este dia. Um pequeno exemplo:


"Tem uma pessoa que no primeiro ano da escola, ela odiava um certo livro que um professor lhe emprestou. Ela lembrava que era o livro mais ridículo que já tinha lido, e ela sentiu que cada momento era um desperdício do seu tempo. Quando ela chegou a faculdade, seu colega de sala estava lendo o tal livro que no passado ela o repudiou. Desde que ela lembrou que odiou tanto aquele livro, nunca teve tempo para voltar a lê-lo. Por alguma razão, ela quis emprestado. Ela não sabia por que odiava tanto quanto um aluno de primeiro ano! O livro era fascinante! Era uma leitura emocional, mas também era incrivelmente bela. É definitivamente um bom livro para quem gosta de livros e histórias ou que gostam de ficções históricas."

 Esse livro que essa garota tanto gostou é chamado "A Menina que Roubava Livros".

"Uma coisa especial que ela apreciou sobre a história era que, desde o início, a morte permite que você saiba que algumas das histórias dos personagens não será um final feliz, mas você nunca poderá ter certeza de quando essa história chegará ao fim. Então, enquanto você tem uma noção do que está por vir, não há nenhuma maneira de saber quando isso vai acabar. É uma aventura de fantasia que irá mantê-lo lendo e querendo mais!"
      
     Terminando essa matéria. Lembre-se que não há livros melhores e livros piores de forma absoluta. Há livros melhores para uns leitores, e livros melhores para outros. Cada leitor é um universo, cada leitor deveria ir construindo esse universo à medida que vai descobrindo os livros que vai lendo. Uma história escrita muito surpreendente pode ser apreciado por qualquer pessoa, pelo seu conteúdo. Um livro bem escrito chato só pode ser apreciado por verdadeiros amantes da literatura, estreitando o público potencial substancialmente (em minha opinião). O título desta matéria significa: "Perdemos até o nosso tempo quando um livro é bom para muitos, porém não queremos perder o nosso precioso tempo com clássicos (Senhor dos Anéis etc), porque têm muitos livros hoje em dia que nos satisfaz: ou seja, aqueles que ainda não sabem ao certo se cairia ao nosso gosto - sendo mais prático: ninguém deseja ser "hipnotizado", por talvez ter medo ou talvez achando que não vão receber bem obras de hoje... ou então, talvez... por não aproveitar / aceitar tanto quanto a sua apreciação antes de ler algum clássico. São amantes de literatura? Acho que você tem a resposta..."

"Minha visão de um bom livro"

"Uma história significamente ótima, deve começar com um gancho na trama que capta o interesse do leitor por ser intrigante, um senso de ritmo e tensão, e que por um momento, o leitor acha que ali estamos constantemente lendo nossas vidas, as vezes, você até esquece a sua própria por um determinado momento."

Existe perfeição para que alguém julgue ser perfeito?

"Eu acredito que não existe tal coisa como perfeito. Eu sempre acreditei que havia, mas percebi que ninguém pode ser perfeito. Todo mundo tem suas falhas."

     Em suma, eu tenho um monte de planos e projetos em mente: Espero ser capaz de colocá-los em ação e à altura das circunstâncias! Embora eu não sei mais do que você, pessoalmente, desejo a todos um ano, de 2013, cheio de trabalho, saúde e amor de sua família e amigos.
    
     Então, falo com vocês em breve. Por fim, muito obrigado à todos.

- Vincent Law

 Acontecimentos literários! - 2013
O que está acontecendo no mundo literário? Vamos saber de um modo rápido então?



     ❂ André Vianco ainda lançará a sua nova obra "As Crônicas do Fim do Mundo A Noite Maldita", ainda neste ano (Skoob da obra) - Para quem quer saber mais novidades, entre aqui > Blog pessoal

    
A Continuação de Filhos do Éden, do autor Eduardo Spohr, está previsto para ainda este ano o seu lançamento > Skoob da obra

    
Esse aqui, é realmente um dos melhores site que vi e encontrei neste ano. Veja por si próprio > http://www.livroson.com/

❂ E uma matéria que achei muito interessante do autor Willian Nascimento, foi esta aqui de 2012 > Entre aqui


Já leram Phanadia? Ainda não? Então prepare o terreno para o Mundo de Avalon, já: Skoob (Leia a Sinopse para encontrar o endereço do ebook)
> Galeondias@hotmail.com <
--------------------------< Per si >--------------------------
  "Por si mesmo", "por si só", "em si", coisas do gênero


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 | 0 comentários | Marcadores: ,

0 comentários: